Energia

Pelas futuras gerações

A RIPORTICO é uma empresa que busca a mudança do paradigma energético, desenvolvendo soluções com base em elementos naturais como o vento, sol, geotermia e água.

Considerando que 80% da energia consumida no planeta ainda se mantém na dependência dos combustíveis fósseis – carvão, gás ou petróleo –, que quando queimados libertam Co2 na atmosfera e contribuem para o aquecimento global, queremos com os nossos clientes fazer um novo caminho.

 

Na área da Energia, desenvolvemos três grandes áreas:

1. Projetos Solares A a Z;

2. Microgeração, eficiência energética e off-grid;

3. Certificação energética.

 
Projetos Solares A a Z

a.    Análise de Terreno

Identificamos as localizações mais vantajosas para os futuros projetos solares.

O objetivo é otimizar a construção e a ocupação da área do Centro Electroprodutor Fotovoltaico, e permitir a melhor ligação à rede existente.

 

b.    Projeto Técnico de Execução

A nossa equipa de projeto desenvolve todos os elementos necessários para o licenciamento do projeto junto das entidades públicas.

O desenvolvimento do projeto é normalmente dividido em duas fases. Em primeiro lugar, desenvolve-se o Projeto Base com o Estudo Energético e os elementos necessários para licenciamento. Num segundo momento, elabora-se o Projeto Técnico de Execução que permite a realização de consultas e a execução da obra.

 

c.    Planeamento

A RIPORTICO dispõe de uma rede de fornecedores e construtores capaz de desenvolver projetos de acordo com os parâmetros mais elevados de exigência.

 

d.    Procurement
Para o desenvolvimento do Projeto a RIPORTICO dispõe de uma rede de fornecedores e construtores capaz de desenvolver o projeto de acordo com os parâmetros mais elevados de exigência. 

 

e.    Financiamento

A RIPORTICO procura desenvolver com o cliente um modelo e plano de negócios. Através de um dossiê completo, apresentamos o projeto na nossa rede de investidores, com o objetivo de encontrar o melhor parceiro e as condições mais atrativas.

 

f.    Power Purchase Agreements 

Nos países onde não existe um sistema de tarifa definido, a RIPORTICO apoia os seus clientes na negociação de PPA (Power Purchase Agreements) de médio e longo prazo, procurando garantir a segurança do investidor e a viabilidade do projeto.

 

g.    Fiscalização 

Para a garantia da qualidade final da instalação, promovemos o controlo da construção através da mobilização de uma equipa residente de engenheiros que, com recurso a equipamentos de monitorização, garante a qualidade final do Centro Electroprodutor e reúne toda a documentação de acordo com as linhas de orientação e regulamentos internacionais.

 

h.    Sistema Central de Monitorização
Fazemos 24/7 monitorização centralizada que nos permite garantir a máxima produção do Centro Electroprodutor Fotovoltaico.

 

i.    Serviços de Operação

Os nossos técnicos qualificados asseguram o bom funcionamento do Centro Electroprodutor. A nossa equipa encarrega-se de:

- Inspeções regulares dos Centros Electroprodutores, com observação direta ou utilizando drones e imagens de infravermelhos;

- Implementação dos requisitos normativos como DIN VDE 0105-100:2015-10;

- Testes elétricos de acordo com DGUV V3;

- Responsabilidade pela Operação do Centro Electroprodutor.

 

Micro Geração, Eficiencia Energética e Off-Grid.

 

- Consultoria de projeto na conceção de soluções de autoconsumo (UPAC e UPP);

- Contratos EPC que incluem a instalação de soluções de Microgeração, e a tramitação de todo o processo para venda de energia junto da DGEG;

- Projetos com soluções de arquitetura passiva e melhoria da ficiência Eenergética de edifícios, promovendo a redução significativa dos custos energéticos e períodos de retorno aceitáveis;

- Realização de auditorias energéticas em indústrias e edifícios de grande consumo;

- Desenvolvimento de soluções Off-Grid para locais onde não é possível a ligação à rede elétrica de eletricidade.

 

Certificação Energética
A RIPORTICO tem uma equipa de peritos qualificados que no dia a dia desenvolve todo o serviço necessário à obtenção de certificados energéticos.

Todos os trabalhos são desenvolvidos de acordo com as especificações legais e regulamentares.

Com atuação em todo o território nacional e com dezenas de peritos na sua rede, garantimos os melhores tempos de resposta e o profissionalismo que é marca RIPORTICO.