Edifícios
Para dar cumprimento ao programa, foi necessário proceder a uma ampliação do edifício, de forma a remodelar e adaptar os espaços para atender este tipo de equipamento. Foi mantida a linguagem atual de construção embora fique equipado com todas as condições técnicas capazes de proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos os seus utilizadores.
A proposta baseia-se no redimensionamento dos espaços interiores e no rebaixamento do piso 0. Este rebaixamento irá solucionar principalmente dois problemas: garantir o acesso a pessoas com mobilidade condicionada e solucionar o problema de humidade verificado nos pavimentos e paredes, muito provavelmente devido a capilaridade por um mal isolamento deste piso. Também para se poder concretizar a proposta, de forma a dar cumprimento as áreas solicitadas, foi necessário proceder à demolição total de algumas paredes interiores em alvenaria de tijolo, a demolição parcial / pontual de alvenarias em pedra e a demolição de parte da cobertura inclinada, convertendo em cobertura plana.
Esta irá proporcionar o aproveitamento parcial do Piso 1 além de garantir o acesso as lajes planas da cobertura onde estarão instalados alguns equipamentos técnicos.