Empreitada de desativação da ETAR do Rogil e do Carrascalinho e respetivos emissários

Empreitada de desativação da ETAR do Rogil e do Carrascalinho e respetivos emissários

Encontra-se a decorrer a empreitada de desativação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Rogil e do Carrascalinho e respetivos emissários, em Aljezur, no distrito de Faro. A Fiscalização, Gestão da Qualidade, Coordenação de Segurança em Obra, Coordenação da Gestão Ambiental e Acompanhamento Arqueológico estão a cargo da Riportico Engenharia.

Num investimento de 1.458.107,32 euros por parte da AdA - Águas do Algarve, a obra tem por objetivo desativar a ETAR do Rogil e a Fossa Séptica do Carrascalinho, que se encontram obsoletas, construindo as infraestruturas de transporte necessárias para conduzir as águas residuais à ETAR de Aljezur, onde será realizado o devido tratamento.

A empreitada prevê a construção das seguintes infraestruturas: Estação Elevatória de Águas Residuais (EEAR) do Rogil; EEAR do Carrascalinho; Conduta Elevatória do Rogil; Conduta Elevatória do Carrascalinho; Emissário Gravítico do Carrascalinho. As infraestruturas a integrar são o Emissário da Aldeia Velha, o Emissário Gravítico de Palazim, a EEAR de Palazim e a Conduta Elevatória de Palazim.

A obra teve início a 15 de novembro de 2021, contando com um prazo de conclusão de 360 dias.