Fiscalização e Coordenação de Segurança na empreitada de reabilitação da cobertura do Palácio da Justiça de Lagos

Fiscalização e Coordenação de Segurança na empreitada de reabilitação da cobertura do Palácio da Justiça de Lagos

Está em curso a obra de reabilitação da cobertura do Palácio da Justiça de Lagos, na região do Algarve, cuja Fiscalização e Coordenação de Segurança em Obra é da responsabilidade da Riportico Engenharia. A empreitada teve início no dia 1 de fevereiro de 2022 e tem um prazo de conclusão de 90 dias, num investimento de 114.197,51 euros por parte do IGFEJ - Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça.

O estado de conservação atual do edifício é de acentuada degradação, sendo o envelhecimento da impermeabilização/isolamento térmico em lajes de pavimento, caleiras e paredes de muretes, a origem das infiltrações ocorridas no piso inferior.

A proposta de intervenção para esta cobertura objetiva a sua reabilitação, prevendo-se a demolição de todos os revestimentos existentes nas lajes, platibandas e muretes, e a remoção total e aplicação de novas camadas de betuminoso e telas fixadas, incluindo acessórios de remate, elementos de fixação da base betuminosa, juntas, selagens.

O edifício do Palácio da Justiça de Lagos localiza-se na Avenida dos Descobrimentos em Lagos, uma das artérias principais da cidade. Foi inaugurado em 1969 e o seu projeto é da autoria do arquiteto Luís Amorosa Lopes, constituindo um dos exemplos marcantes da arquitetura judicial no período de Estado Novo.

Estruturalmente, adota as soluções construtivas de vanguarda da época, com estrutura em betão armado e cobertura em laje de betão, plana, a qual se desenvolve em dois níveis. As alvenarias num misto de pedra e tijolo recebem uma vasta palete de formas e acabamentos, evidenciando um estilo muito característico de corrente tradicionalista, do período de Estado Novo, designado por “Estilo Português Suave”.

Derivado de uma utilização ao longo de 52 anos, sem manutenção/conservação adequada, o edifício evidencia hoje a necessidade de uma intervenção, direcionada para impermeabilização e isolamento térmico.