Acompanhamento arqueológico da empreitada de remodelação da rede de drenagem de águas residuais do subsistema de saneamento de Torres Novas
A Riportico Engenharia assegurou o acompanhamento arqueológico da empreitada de remodelação da rede de drenagem de águas residuais do subsistema de saneamento de Torres Novas, na freguesia de Santa Maria, Salvador e São Pedro, num investimento da empresa Águas do Ribatejo.
Os trabalhos decorreram no Largo do Lamego, durante o passado mês de julho, tendo sido implantada uma sondagem prévia de 1,5x2,7 metros na zona do parque de estacionamento, de modo a evitar maiores constrangimentos à circulação de automóveis.
Os resultados obtidos nas sondagens revelaram a presença de várias infraestruturas, dado tratar-se de uma das principais artérias do Centro Histórico de Torres Novas. Ainda assim, foi possível identificar vestígios arqueológicos preservados balizados na época tardo medieval/moderna, nomeadamente um caneiro já muito destruído, composto por uma parede em pedra calcária ligada por argamassa branca, e quatro níveis em pavimento que se estendem a toda a área intervencionada, compostos por argamassa branca.
Em algumas áreas da escavação identificaram-se seis níveis, intercalados por níveis de areia pouco espessa, indicando um possível nível de subida do rio, e cinco estruturas negativas de tipo silo, escavadas no substrato geológico, com contornos circulares e muito material arqueológico.