Riportico está em Estarreja a acompanhar a empreitada de remoção dos solos e sedimentos contaminados na Vala de São Filipe e envolvente
Está a decorrer na freguesia de Beduído e Veiros, no concelho de Estarreja, a empreitada de escavação e remoção dos solos e sedimentos contaminados na Vala de São Filipe, margens e terrenos envolventes definidos em projeto, numa área de 82 mil metros quadrados.
A Riportico Engenharia é a empresa responsável pelo acompanhamento e liberação dos serviços, avaliação da monitorização das leituras do solo contaminado, aprovação e receção dos materiais previstos, partilha de soluções técnicas junto do projetista, elaboração dos autos de medição, emissão de relatórios, e gestão dos planos de segurança e saúde, e do plano ambiental e de qualidade.
A empreitada compreende, após os trabalhos de remoção, a respetiva reposição/substituição com solos sem contaminações e com características semelhantes, sendo os solos e sedimentos contaminados enviados para CIRVER - Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos.
A monitorização dos solos contaminados está a ser realizada através do processo EDXRF, prevendo-se ainda a readequação da vala e revestimento da mesma com pedra numa extensão de 2.700 metros, a instalação de quatro piezómetros e a descontaminação de 27.800 metros cúbicos de solo.
A obra é da responsabilidade da ERASE – Agrupamento para a Regeneração de Solos de Estarreja e representa um investimento de 6.690.841,17 euros. Os trabalhos tiveram início a 6 de abril de 2021, estando o prazo de conclusão previsto para início de setembro