Organização de projetos e os seus benefícios

Organização de projetos e os seus benefícios

Os desafios são constantes para se conseguir alcançar bons resultados nas empresas. Um deles é entender como se devem gerir as rotinas, visando harmonizar a organização com a produtividade, de forma a fazer com a nossa equipa compreenda que ambos andam de mãos dadas, pois uma influencia diretamente a outra. Quando se mantém a organização, consegue-se produzir muito mais e melhor o que, por sua vez, nos ajuda a continuar organizados.

No universo dos projetos e engenharia, a gestão da qualidade encarrega-se de garantir que todos os requisitos são e serão devidamente cumpridos e, consequentemente, que o cliente final ficará satisfeito. Por meio da gestão da qualidade em projetos é possível monitorizar não só as ações desenvolvidas pela equipa como também o nível de excelência com que são realizadas. Por tudo isto e muito mais é que a aplicação das melhores práticas de gestão da qualidade em projetos possibilita a entrega de um produto com alto valor agregado.

A organização propriamente dita vai desde gerir a nossa agenda, os nossos e-mails, e até as nossas rotinas, a fim de se encontrar qualidade de vida e ter tranquilidade no nosso dia a dia, pelo que não deve ser entendida como um fim, mas sim um meio de atingirmos o equilíbrio entre todas as nossas áreas de responsabilidade. Para isso temos normas que nos guiam quanto à implantação dos princípios das boas práticas, visando a melhoria contínua por meio dos princípios da qualidade. São exemplo disso as normas relativas à gestão da qualidade EN ISO 9001 2015, pág. 16:

ISO 10005 - Linhas de orientação para a gestão da qualidade em projetos é aplicável a projetos desde os pequenos aos muito grandes, dos simples aos complexos, desde os projetos individuais até aos que fazem uma carteira de projetos. A ISO 10006 é para ser utilizada por pessoas que giram projetos e que precisam de assegurar que a sua organização está a aplicar as práticas contidas nas normas ISO de sistema de gestão”.

Benefícios desta prática:

- Produtividade: as tarefas de execução fluem de forma natural e rápida, e a equipa trabalha de forma coesa e com menos riscos de erros.

- Gestão de conhecimento: esta talvez seja a esfera que mais é beneficiada pela presença de desenhos técnicos, o que pode gerar um ganho imensurável para o nosso negócio. Porquê? Porque a implementação de processos que façam a gestão e o armazenamento do conhecimento da empresa podem diminuir os gastos em produtos que posteriormente poderão ser investidos em capital intelectual, o que, geralmente, tem um melhor custo-benefício.

- Qualidade: quando há uma padronização na execução pode-se garantir a qualidade ao mesmo tempo que se aumenta a produtividade.

- Marketing: hoje o desenho técnico tornou-se também uma ferramenta poderosa de marketing. Devido aos novos recursos disponibilizados pelos softwares do mercado, hoje é possível montar vistas explodidas, ortogonais, 3D e outras que chamam a atenção do cliente e não expõem as características técnicas do maquinário.

- Manutenção: os princípios das boas práticas facilitam o processo de manutenção já que funcionam como um mapa do seu produto. Com estes é muito mais fácil identificar as falhas e propor formas de solucioná-las.

No âmbito da Qualidade, quando há uma padronização na execução, pode-se garantir a qualidade ao mesmo tempo que se aumenta a produtividade. Para isso, é necessário treino, estabelecer metas e incentivar a que todos deem e recebam feedback. A padronização que tenha como objetivo a fácil identificação e a rastreabilidade documental, assim como o controlo dos desenhos, ajuda as pessoas a terem uma maior consciência quanto à sua aplicação técnica.

Estes são os principais benefícios que a nossa (e a sua) empresa pode ter ao utilizar os desenhos técnicos como representação dos seus projetos ou produtos.

 

Tatiana Passos de Almeida
Técnica de Qualidade