Énergie

Pour les générations futures

A RIPORTICO é uma empresa da mudança do paradigma energético, desenvolvendo soluções com base em elementos naturais como o vento, sol, geotermia e água.

Considerando que 80% da energia consumida no planeta ainda se mantém -na dependência dos combustíveis fósseis – carvão, gás ou petróleo – que quando queimados libertam Co2 na atmosfera e contribuem para o aquecimento global, queremos com os nossos clientes fazer um novo caminho.

Na área da Energia, desenvolvemos três grandes áreas.

1.    Projetos Solares A a Z
2.    Micro Geração, Eficiencia Energética e Off Grid.
3.    Certificação Energética

 
Projetos Solares A a Z

A.    Análise de Terreno
Identificamos as localizações mais vantajosas para os futuros projetos solares. 
O foco será otimizar a construção e a ocupação da área do Centro Electroprodutor Fotovoltaico e permitir a melhor ligação à rede existente.

B.    Projeto Técnico de Execução
A nossa equipa de projeto desenvolve todos os elementos necessários para o licenciamento do projeto junto das entidades publicas.
O desenvolvimento do Projeto é normalmente dividido em duas fases. Em primeiro lugar o Projeto Base com o Estudo Energético e os elementos necessários para licenciamento, e num segundo momento o Projeto Técnico de Execução que permite a realização de consultas e a execução da obra.

C.    Planeamento
Os nossos Engenheiros desenvolvem nesta fase um detalhado planeamento do projeto de acordo com os padrões mais elevados de qualidade e visando o correto encadeamento das tarefas e a análise dos diferentes aspetos críticos. 

D.    Procurement
Para o desenvolvimento do Projeto a RIPORTICO dispõe de uma rede de fornecedores e construtores capaz de desenvolver o projeto de acordo com os parâmetros mais elevados de exigência. 

E.    Financiamento
Na busca do financiamento, a RIPORTICO desenvolve com o cliente o modelo e plano de negócios.
Com o dossier completo apresentamos o projeto na nossa rede de investidores, com o objetivo de encontrar o melhor parceiro e as condições mais atrativas.

F.    PPA 
Nos Países onde não existe um sistema de tarifa definido, a RIPORTICO apoia os seus clientes na negociação de PPA’s (Power Purchase Agreements) de médio e longo prazo, procurando desta forma garantir a segurança do investidor e a viabilidade do projeto.

G.    Fiscalização 
Para a garantia da qualidade final da instalação, promovemos o controlo da construção através da mobilização de uma equipa residente de engenheiros, que com recurso a equipamentos de monitorização garantem a qualidade final do Centro Electroprodutor e reúnem toda a documentação de acordo as linhas de orientação e regulamentos internacionais.

H.    Sistema Central de Monitorização
Fazemos 24/7 monitorização centralizada que nos permite garantir a máxima produção do Centro Electroprodutor Fotovoltaico.

I.    Serviços de Operação
Os nossos técnicos qualificados asseguram o bom funcionamento do centro electroprodutor. 
A nossa equipa encarrega-se de:

  • nspeções Regulares dos Centros Electroprodutores, com observação direta ou utilizando drones e imagens de infra-vermelhos.
  • Implementação dos requisitos normativos como DIN VDE 0105-100:2015-10.
  • Testes eléctricos de acordo com DGUV V3
  • Responsabilidade pela Operação do Centro Electroprodutor.

 

Micro Geração, Eficiencia Energética e Off Grid.

  • Consultoria de Projeto na Concepção de soluções de Auto-Consumo (UPAC e UPP)
  • Contratos EPC que incluem a instalação de soluções de Micro Geração, e a tramitação de todo o processo para venda de energia junto da DGEG.
  • Projetos com soluções de Arquitetura Passiva e melhoria da Eficiência energética de edifícios, promovendo a redução significativa dos custos energéticos e períodos de retorno aceitáveis.
  • Realização de Auditorias Energéticas em Indústrias e edifícios de grande consumo.
  • Desenvolvimento de soluções Off-grid para locais onde não é possível a ligação à Rede Eléctrica de Electricidade.

 

Certificação Energética
A RIPORTICO tem uma equipa de peritos qualificados que no dia-a-dia desenvolvem todo o serviço necessário à obtenção de Certificados energéticos.
De acordo com as especificações legais e regulamentares são desenvolvidos os trabalhos.

Com atuação em todo o território nacional e com dezenas de peritos na sua rede, garantimos os melhores tempos de resposta e o profissionalismo que é marca RIPORTICO.