Environmental Impact Studies

Because the planet is our home.

Estudos de Impacte Ambiental

A Avaliação do Impacte Ambiental, nos termos do Decreto-Lei n.º 151-B/2013 de 31 de Outubro, constitui um importante instrumento para a promoção do Desenvolvimento Sustentável.
Sendo uma preocupação presente em todos os projetos da RIPORTICO - proteção do ambiente e a qualidade da gestão ambiental – o correto diagnóstico dos impactes e a integração e coordenação nos diferentes Estudos, constituem um aspeto critico onde procuramos a diferenciação.

Para esse efeito contamos com uma equipa de diferentes especialidades, onde reunimos os saberes do Paisagismo, Cartografia, Ecologia, Fauna e Flora, Geologia, Sociologia, Economia, Recursos Hídricos, Clima, Arqueologia e Arquitetura.
Nos serviços por nós prestados, têm especial destaque:

- Estudos de Impacto Ambiental (EIA)

- Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA - Brasil)

- Estudos de Incidencias Ambientais

- Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE)

Gestão Ambiental
A Gestão Ambiental numa obra é fundamental para que sejam reduzidos os impactos ambientais durante a construção. 
Nesse sentido a equipa da RIPORTICO assegura a implementação de rigorosas rotinas de inspeção, levantamento e tratamento de não conformidades, ações corretivas, documentação de evidencias, check-list de verificação atendendo às exigências e condicionamentos de cada projeto.

Licenciamentos
Os processos de licenciamento na área Industrial, setor dos Resíduos e setor Automóvel bem como outras indústrias poluentes, obrigam a um acompanhamento técnico especializado, na verificação dos requisitos e tramitação do processo de licenciamento.
Para isso, a RIPORTICO dispõe de uma equipa de consultores que suporta o requerente até à obtenção da licença, mas também realizando o necessário acompanhamento com o objetivo da sua manutenção.